quinta-feira, 14 de abril de 2016

O que é uma população, uma comunidade e um ecossistema?

Uma pergunta que você pode ter é "O que é uma população?", ou "O que é uma comunidade?" ou mesmo "O que forma um ecossistema?", mas não se preocupe! O blog Você e o Mundo está aqui para responder essas perguntas! (Junto com outros 20 blogs que já responderam essa pergunta também!)

Vamos começar com a população:

O que é uma população?

Para entender o que é uma população, primeiro temos que entender o que é um indivíduo.
Na Ecologia, a ciência que estuda a interação dos seres vivos com o ambiente ao seu redor, um
indivíduo é um único ser vivo de uma espécie qualquer, por exemplo, um sapo. Um sapo é um indivíduo da espécie dos sapos.
Agora que já sabemos o que é um indivíduo, facilita muito mais a explicação do que é uma população. Uma população, na Ecologia, nada mais é do que vários indivíduos. "Só isso?" Não, eu te enganei. Uma população é um conjunto de indivíduos da
mesma espécie. Por exemplo: cinco sapos. Há cinco sapos, ou seja, é uma população pois há um conjunto de seres da mesma espécie.

EASTER EGG LEGAL :D
Uma população de formigas.

O que é uma comunidade?
A comunidade, na Ecologia, é o conjunto de vários indivíduos de diferentes espécies. Ou seja, o conjunto de várias populações. Sim, é simples. Como exemplo: Uma comunidade de dois sapos, três libélulas e 4 borboletas.



Uma comunidade de zebras e búfalos.

O que forma um ecossistema?
Um ecossistema é formado por fatores bióticos e abióticos vivendo num só lugar, como comunidades, populações, e elementos naturais que formam os fatores abióticos.

Se você não entende de Ecologia, deve estar se perguntado: "MAS QUE QUE É ESSA COISA COMO QUE EU DEVO ENTENDER ISSO ACHEI QUE ISSO ERA UM BLOG PARA ME EXPLICAR AS COISAS NÃO ME COMPLICAR MAIS AINDA!!!!!" Mas eu digo acalme-se. Tudo será explicado devidamente.

Fatores Bióticos são os seres vivos que existem num lugar, como populações, comunidades, animais, insetos, etc.
Fatores Abióticos, no entanto, são as coisas inanimadas, ou seja, que não possuem vida num lugar, como rochas, o céu, o ar (embora invisível), a água, etc.

Então, se ainda não consegue compreender a explicação, aqui vai uma bem mais elaborada:
Um ecossistema é formado pela interação dos Fatores Bióticos, ou seja, dos seres vivos, com os Fatores Abióticos, ou seja, os elementos inanimados de um local. Como exemplo: O ecossistema da lagoa pode ser composto por peixes, rochas, algas, sapos, vitórias-régias, água, céu, ar, borboletas.

Exemplo de ecossistema da lagoa.


Enfim, essa foi a explicação. Esperamos que você possa ter compreendido tudo, e temos esperanças de que você saia deste post com um pouquinho mais de conhecimento sobre a ciência da Ecologia!

-Staff do blog Você e o Mundo.



sábado, 9 de abril de 2016

Você conhece o planeta em que vive?

Introdução ao Blog

Olá! Nossos nomes são Pedro, Nicolas e Renan. Nós somos a Staff  do blog "Você e o Mundo".
Aqui nós faremos postagens sobre o mundo a sua volta e o que acontece nele.
Zoaremos muito
Nós responderemos às perguntas embora a gente não seja muito ativo nesse blog.
Nesta primeira postagem, iremos falar dos movimentos do planeta Terra.

Movimento de Rotação
legal


A Terra não para de se mexer, e roda em torno do seu eixo magnético, causando os movimentos aparente do Sol e da Lua.
Este movimento demora 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, mas, para a descomplicação de termos que fazer esse cálculo, esse número foi traduzido para o horário que tem um dia civil, que é 24 horas.
Esse movimento que a Terra realiza sobre o seu próprio eixo sempre vai de Oeste para Leste, com velocidade média maior na linha do Equador, diminuindo gradativamente em direção aos polos, onde é nula.
Do movimento de rotação resultam os dias e as noites, a circulação atmosférica, os fuso-horários, o achatamento polar, a elevação do nível do mar ao leste do litoral dos continentes e o desvio dos corpos em queda livre na direção oeste/leste, o abaulamento da Terra no Equador e as correntes marítimas.

Movimento de Translação

O movimento de translação corresponde ao movimento que a Terra executa ao redor do Sol, percorrendo um trajeto ao qual damos o nome de "órbita".
Embora pareça circular, a órbita tem forma de elipse. Para completar uma volta ao redor ou em torno do Sol, nosso planeta leva 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Para facilitar esse tempo corresponde à um ano civil, que equivale a 12 meses.
Mas veja: Se um ano tem 365 dias, sobram 5 horas e 48 minutos a cada ano. Por isso, para ajustar a velocidade desse movimento, de 4 em 4 anos, somam-se essas sobras de horas e acrescenta-se no calendário um dia a mais no mês de fevereiro, que, nesse ano, chamado de ano bissexto, fica com 29 dias e o ano com 366 dias.

Esse foi o primeiro post do blog, caso precisarem deles para estudo saibam que a gente retirou essas informações de um livro de Geografia;